Abaixo, nossas empreitadas mais recentes.

 

Desde 2002, entre os cineclubes que realizamos (Cineclube Beco do rato, Cinema na Alma e Sala da Cultura do Cinema), mostras de cinema (Mostra Brasilidade, Mostra PoliSonoridades, Festival Ratoeira e Mostra Rio das Ostras de Cinema) e edições do Cinemaneiro (ininterruptamente desde 2002 em diversas favelas cariocas), estimamos exibições de filmes brasileiros para mais de 40 mil pessoas.

 

Neste mesmo período, aproximadamente 2000 jovens passaram pelas nossas oficinas, seja o Cinemaneiro, onde tudo começou ou no Talento Cinemaneiro, no Núcleo de Produção Cinemaneiro, no Cinemaneiro DOC, no Cinemaneiro em Foco, sejam cursos pontuais oferecidos para a comunidade.

 

E produzimos muito conteúdo.

 

Registros de eventos, campanhas sociais, mas especialmente filmes.
Além do “#nolhodarua” e do “Áspero – Por uma vida mais suave” a serem lançados em 2016, muitos curtas (mais de 50) e o nosso primeiro longa – “Cartão Postal” – dirigido por Josinaldo Medeiros e Wagner Novaes.

 

E também lançaremos ao menos duas WebSéries em 2016.

 

Aguardem!

 

2015
unnamed2

– Tempo Glauber – Cogestão do Tempo Glauber, local onde a obra de Glauber Rocha foi tratada e restaurada, inventado por D. Lúcia Rocha, mãe do cineasta.

unnamed3

– Cinemaneiro DOC – Realização de 02 cursos de produção audiovisual com ênfase em temáticas socioambientais alinhados a ações positivas realizadas pelos jovens participantes.

2014

talento2
– Jornada Talento Cinemaneiro – Capacitação em Roteiro para audiovisuais e Formatação de Projetos culturais com culminância na Produção de curta metragem desenvolvido a partir de roteiro elaborado no decorrer do curso.

unnamed

– Mostra PoliSonoridades – Mostra de documentários dedicados à Musica ou à Política (ou aos dois ao mesmo tempo). Centro Cultural Correios.

2013

unnamed4
– Cinemaneiro Ano XI – 03 cursos de capacitação em produção audiovisual de ficção com produção de três filmes de curta duração.

unnamed4

– Vivência em Animação na infância – Workshop em animação stop motion para alunos da Escola Municipal IV Centenário.

– Caldo de Kino – Produção de workshop gratuito de fotografia com exposição fotográfica realizado em Berlim e Rio de Janeiro, em parceria com a organização Kijufi – Landesverband e.V. Kinder- & Jugendfilm e Fincan, através do Programa ASA – Sociedade ENGAGEMENT GLOBAL GmbH.

gaivotas

– Caminho das Gaivotas – Primeira fase da realização de obra cinematográfica de um filme para crianças a partir de cantigas brasileiras e cubanas com o objetivo maior de imprimir relações de troca de experiências na elaboração da primeira obra de co-produção em animação entre Brasil e Cuba. Parceria com Ministério da Cultura / MinC-Sav / Centro Técnico do Audiovisual / ICAIC – Instituto Cubano Del Arte y La Industria Cinematográficos. 

2012

logo-cidadela-branco-preto

– Curso Módulo Avançado em linguagem audiovisual para professores da Rede Pública Municipal de Ensino participantes do Projeto Cineclube nas Escolas.

unnamed4

– Cinemaneiro Ano X – Dois cursos livres de produção audiovisual com carga horária de 48 horas, Baixa do Sapateiro e Nova Holanda, no Complexo da Maré.